quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Can/ could/ May

Usando o 'can', 'could', e 'may'
[by Lívia Bacan, inFlux Franchising]
Semana passada nós tivemos dois posts explicando o uso do "can", um no sentido de 'saber' e outro no sentido de 'conseguir / ser capaz'. Hoje, vamos falar sobre o 'can' / 'could' significando 'pode' / 'poderia', nos seguintes casos: pedir um favor a alguém, pedir alguma coisa ou pedir permissão. Veja estes exemplos a seguir para entender melhor, é muito simples:
Para pedir que as pessoas façam algo para você:
  • Can you open the door, please? [Você pode abrir a porta, por favor?] Could you open the door, please? [Você poderia abrir a porta, por favor?]
  • Can you please help me with this research? I'm running out of time. [Você pode me ajudar com esta pesquisa, por favor? Meu prazo está acabando.] Could you please help me with this research? I'm running out of time. [Você poderia me ajudar com esta pesquisa, por favor? Meu prazo está acabando.]
  • Can you wait a moment, please? [Você pode esperar um pouco, por favor?]Could you wait a moment, please? [Você poderia esperar um pouco, por favor?]
Para pedir coisas:
  • Can I have an autograph? [Pode me dar um autógrafo?] Could I have an autograph? [Pode me dar um autógrafo?]
  • Can I have a hamburger and fries to go, please? [Me dê um hambúrguer e batatas fritas pra levar, por favor?] CouId I have a hamburger and fries to go, please? [Você poderia me dar um hambúrguer e batatas fritas pra levar, por favor?]
E para pedir permissão:
  • Andy, can I borrow your umbrella? [Andy, posso pegar seu guarda-chuva emprestado?]
  • Can I sit here? [Posso me sentar aqui?]
  • Hello, can I speak to your mom, please? [Alô, posso falar com sua mãe, por favor?]
  • Could I use your phone, please? [Eu poderia usar seu telefone, por favor?]
Também podemos utilizarmos o 'may I' com o mesmo sentido de 'can I' ou 'could I' para deixar a frase mais formal, mais polida. É só substituir. Veja:
  • Andy, may I borrow your umbrella?
  • May I use your phone, please?
  • May I sit here?
Portanto, 'may' neste sentido é mais formal que 'can' e 'could'. No entanto, este é apenas uma das formas que podemos utilizar o 'may'. Fiquem ligados, que em breve traremos mais dicas.
That's all for today guys, have a great week!

Nenhum comentário:

Postar um comentário